
EMEB PROFº CLAUDEMIR GOMES DO VALE

Fotografia, o reflexo de uma ideia

“A primeira forma vem da Grécia, é usada nos países ocidentais, e surgiu na França (foto = luz, grafia = escrita). Através desse nome a Fotografia é a arte de escrever com a luz, o que a define como escrita. A segunda forma é de origem oriental. No Japão fotografia se diz sha-shin, que quer dizer reflexo da realidade. Por essa origem a Fotografia é uma forma de expressão visual”.
(UM POSTAL PARA UM AMIGO – Disponível em https://umpostalparaumamigo.blogspot.com/2007/12/. Acesso em 22/2/23).
Assim como a energia elétrica a fotografia é algo que os humanos não se imaginam sem. Alguém consegue pensar em uma viagem voltando sem uma única imagem? A fotografia se tornou parte da vida das pessoas e como descrito acima é uma forma de expressão que está para além das imagens de paisagens, hoje em dia expressa a identidade, a personalidade, os desejos dos seres humanos. Mas, qual a história desse recurso? Como eram capturadas as imagens nos séculos passados?
Conhecer para entender é o que move a educação.
Provocações:
-
Hoje vivemos a “loucura” do celular onde tudo é registrado, tudo vira foto, tudo vira self.
-
Para que?
-
Como era antes?
-
Qual a história desse jeito de guardar lembranças?
-
Qual a evolução da fotografia?
-
O que precisamos refletir sobre essa prática?
-
Podemos fotografar tudo?
-
Como as imagens são usadas contra o respeito ao outro?
Objetivos:
-
Conhecer a história da fotografia.
-
Identificar novas experiências, ampliando o modo de compreender a fotografia como recurso de observação, análise, estudo da imagem/foto e as inferências com que o aluno produzirá a partir dela.
-
Criar alternativas em que os alunos exercitem novas formas de olhar o mundo, se questionem sobre a realidade a qual fazem parte e entendam o ato fotográfico como uma das formas de expressão humana, que retrate não só verdades e desejos pessoais, mas as transformações pelas quais a humanidade passa.
Culminância: Mostra Cultural